A Diocese de Crato, através do seu bispo diocesano, Dom Magnus Henrique, emitiu instruções para as celebrações em sufrágio da alma do papa Francisco, por ocasião da sua morte, ocorrida na manhã desta segunda-feira, 21.
O documento informa que nós como ovelhas devemos nos unir em oração pelo descanso eterno de nosso pastor.
“O sufrágio da alma do Pontífice deve ser obtido pelo Santo Sacrifício da Missa e pelos exercícios devocionais”, disse.
Em todo o território diocesano devem ser celebradas missas em sufrágio da Alma do santo padre, o Papa, usando o formulário do dia (oitava de Páscoa), conforme as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Desde hoje e durante todo o período de Sé vacante o nome do Papa é retirado das Orações Eucarísticas. Reza-se somente pelo Bispo e nas missas em sufrágio da alma do Papa, quando se diz as Orações Eucarísticas I, II e III, se reza a prece pelo defunto, na qual se diz o nome do Papa, por exemplo, “Vosso servo Francisco…”;
Em todas as Igrejas do território diocesano o sino deve ser tocado em toque fúnebre ao meio-dia, durante todos os dias que durarem os funerais do Santo Padre, o Papa.
A Diocese orienta ainda que durante esses dias é recomendada a oração do santo terço oferecendo-o pela alma do Papa e também outras orações na intenção do seu descanso.
“Aconselhamos, ainda, providenciar um local memorativo no presbitério com a foto do Papa Francisco acompanhada de velas e flores, com sobriedade; ‐ Tão logo sejam publicados os atos oficiais do funeral do Santo Padre, marcaremos uma única celebração em seu sufrágio como ação litúrgica oficial de nossa Diocese. Com a gratidão e fervorosas orações desta Igreja Particular do Crato, por ocasião da páscoa definitiva de nosso querido Papa Francisco”, finaliza.
Um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível, foram as causas da morte do papa Francisco, informou nesta segunda-feira (21) o Vaticano.
Segundo a certidão médica que atestou a morte, o papa sofreu um AVC cerebral, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35, no horário de Roma (2h35 em Brasília).