O Tribunal Superior Eleitoral – TSE, fará a diplomação dos candidatos eleitos nas eleições municipais de 2024, das três cidades, Várzea Alegre, Farias Brito e Granjeiro, que fazem parte da 62ª Zonal Eleitoral, nesta terça-feira, 17.
A solenidade de diplomação ocorrerá no auditório da escola EEF Dr. Pedro Sátiro, no Centro de Várzea Alegre, a partir das 17 horas.
De Várzea Alegre, serão diplomados Flávio Filho, MDB, prefeito e Antônio Neto, PSD, vice e 13 vereadores.
Da cidade de Farias Brito, o prefeito reeleito Deda, PDT, e o vice Nael, do MDB e 11 vereadores.
De Granjeiro, os reeleitos Chico Clementino, MDB, e Kleber Freitas, do MDB, prefeito e vice respectivamente. Daquele município, nove vereadores também serão diplomados.
A solenidade
A diplomação é uma solenidade estabelecida por lei e regulamentada por Resolução do TSE, com data limite para acontecer, conforme o calendário eleitoral.
Como qualquer outra cerimônia, o evento é composto de uma mesa de honra com componentes que não ultrapasse o número nove. A mesa será composta pelas seguintes autoridades:
A solenidade é conduzida por um cerimonialista do início ao fim. No início, ele e repassa a palavra para o Juiz eleitoral que abre a cerimônia oficialmente.
Os diplomas serão entregues pelo juiz eleitoral, Dr. Hyldon Masters, após o seu discurso. Devido à quantidade significativa de vereadores eleitos, a entrega será por ordem alfabética.
Logo após, o magistrado declara diplomados os eleitos no pleito de 2024, para os cargos de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador da Câmara Municipal de Várzea Alegre, inclusive seus suplentes. Ele agradece e encerra a cerimônia.
Os candidatos ausentes poderão retirar os seus diplomas no cartório eleitoral, pessoalmente ou por meio de procuração simples.