A jovem varzealegrense Julia Stefany se tornou uma importante voz no debate sobre mudanças climáticas, destacando-se por seu compromisso em tornar o conhecimento sobre o clima acessível e em promover adaptação sustentável para comunidades vulneráveis.
Ela esteve participando da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), iniciada no dia 11 e terminada nesta sexta-feira, 22, em Baku, Azerbaijão. A Prefeitura de Várzea Alegre deu apoio essencial para a participação de Julia.
A informação é de Marco Filho e Ivan Silva.
Formada em Relações Internacionais, Julia atua como voluntária na Associação de Pescadores de Várzea Alegre e desenvolve pesquisas sobre adaptação climática, capacidades estatais e mercado de carbono, buscando tornar o conhecimento sobre mudanças climáticas mais acessível e melhorar os processos de captura de carbono.
Representando o Brasil, o Ceará e Várzea Alegre, Julia Stefany integrou a delegação Jovens Embaixadores pelo Clima da Operação COP29. Seu foco foi promover adaptação sustentável para regiões vulneráveis à seca, como o sertão cearense, e fortalecer lideranças e comunidades por meio das discussões que emergem das negociações da COP29.
Para o prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, a presença de Julia na COP29 é motivo de grande orgulho:
“Nosso reconhecimento e gratidão à jovem varzealegrense Julia Stefany, embaixadora pelo clima, que representou o Brasil, o Ceará e a nossa cidade na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. É motivo de grande orgulho ver Julia levar o nome de Várzea Alegre ao cenário internacional, mostrando nosso compromisso com as causas ambientais. Obrigado, Julia, pelo esforço e dedicação e desejamos sucesso nesse momento importante de aprendizado e discussão voltada para o clima e o meio ambiente”, disse.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, J. Marcílio, também ressaltou a importância da participação da jovem na conferência:
“A presença de Julia na COP29 é uma conquista não só pessoal, mas também para toda a nossa comunidade. Ela está levando nossa experiência regional e nossa preocupação com a adaptação climática para um debate global, e isso é de extrema relevância para promover soluções sustentáveis para as mudanças que enfrentamos”, afirmou o Secretário.
A jovem Julia Stefany usou suas redes sociais para compartilhar sua experiência em Baku, discutindo as principais negociações e temas abordados na COP29, e inspirando outros jovens a se engajarem na causa climática:
“Nós temos que garantir que nosso futuro seja baseado em soluções sustentáveis e inovadoras. Estar na COP29 é poder representar aqueles que enfrentam as mudanças climáticas todos os dias”, afirmou Julia.
O último dia da Conferência do Clima da ONU, no Azerbaijão, terminou sem consenso sobre um acordo para financiar o combate ao aquecimento global.