O médico, empresário e ex-prefeito de Várzea Alegre, Dr. Pedro Sátiro, 94 anos, foi homenageado em evento cultural realizado pela escola particular Modelo, da cidade de IguatuCE.
O reconhecimento fez parte da Festa da Cultura – “Histórias que não foram contadas”, e foi idealizado pela turma do 2º ano B do Ensino Médio, acompanhada por professores, de 29 de outubro a 1º de novembro.
Ao jornalista Ivan Silva, a direção da escola informou que nos últimos dois dias da semana do Projeto, quinta e sexta-feira, houve a exposição em sala, onde os materiais do homenageado (fotos e réplica) foram expostos e explicados pelos alunos.
Dr. Pedro é destaque na cidade de Várzea Alegre pelo homem e pelos trabalhos desempenhados na medicina, no empresariado e na gestão pública. A reportagem buscou saber da escola de Iguatu, as argumentações ou como a homenagem foi articulada e aguarda retorno.
O médico varzealegrense não pôde estar presente e foi representado pelo sobrinho Raimundo Sátiro, acompanhado da esposa, a professora Ionara Freitas, que inclusive são pais de uma das estudantes da turma.
A Feira Cultural é um projeto que faz parte do calendário letivo e em 2024 chegou a quinta edição. É uma atividade que promove a integração social e cultural dos alunos e suas famílias por meio de atividades que ressaltam o valor das contribuições de cada ser humano para a construção do processo histórico do nosso povo, resgatando suas origens e valorizando sua cultura.
“Dar oportunidade ao aluno para desenvolver sua autonomia, senso crítico, competência literária, artística e estética. Conhecer pessoas, fatos, que contribuem e contribuíram para a construção da história da nossa Escola e Município”, disse a escola em comunicado.
Neste ano, os segmentos escolares abordaram pessoas que também fazem parte da história da escola.
“Cada equipe ficou responsável para entrevistar, pesquisar e prestigiar os homenageados. Realizar estudo sobre a origem do homenageado destacando sua importância para a família e para o nosso povo. Apresentar uma exposição sobre a origem e trajetória do homenageado, como também das ruas e logradouros a serem estudados”, disse.
No projeto participaram alunos da Escola Modelo da Educação Infantil e da 2ª série do Ensino Médio, acompanhados pela direção, coordenação e principalmente pelos professores.