Atualizada às 20h52: O Partido dos Trabalhadores – PT, já definiu o nome que vai disputar a presidência da Câmara de Vereadores de Várzea Alegre, no primeiro biênio de 2025.
A vereadora Ciete Bezerra – Ciete do Sindicato, PT, reeleita com 1.346 votos para o segundo mandato, foi a escolhida do partido para a disputa. O partido conseguiu eleger duas vereadoras, além dela, Menésia Simeão, com 1.273 votos, que também caminha para o segundo mandato.
A definição do partido foi confirmada pelo presidente do diretório municipal, Matias Alves, ao jornalista Ivan Silva, embora tenha dito que ainda é cedo para comentar o fato, e também pela própria Ciete, na noite desta quarta-feira, 16.
Matias disse que o PT se reuniu e que o nome de Ciete Bezerra foi o apontado para dialogar com os vereadores da base de situação para chegar a um consenso. Ao todo, a base será composta por nove vereadores eleitos, o que dá maioria e conforto na Câmara para o prefeito eleito Flavinho construir seu mandato.
A vereadora Ciete disse que o partido está construindo esse projeto, inclusive buscando nomes para a mesa diretora. Mas ao ser perguntada sobre o critério para a escolha do seu nome no partido apenas limitou a dizer que está recebendo apoio.
“Estamos construindo e tenho recebido apoio da maioria do grupo com pouquíssimas exceções mas estamos dialogando e seguiremos unidos uma vez que é a orientação do próprio prefeito Zé Helder e entendimento da maioria. O prefeito Zé Helder sempre valorizou e fortaleceu seus vereadores, com certeza Flavinho e Antonio Neto darão continuidade. Creio que seguiremos com a unidade e fortalecimento do grupo já que somos 9 vereadores sem a necessidade de composição com a oposição”, disse.
Ciete comentou também que está à disposição do grupo, pela unidade e pronta para dar continuidade ao trabalho do Alan Salviano, ao qual chamou de grande.
“Continuidade ao grande trabalho do Alan Salviano como também desenvolver novas ações para o fortalecimento do Legislativo visando melhores condições de vida para população Varzealegrense”
Vale destacar que Ciete concorreu como vice-presidente, em uma chapa encabeçada pela vereadora Valdilene Bitu, PSD, na eleição passada que deu vitória ao vereador Alan Salviano, MDB.
A parlamentar Menésia Simeão foi procurada para comentar a decisão do partido. Ela disse que está tudo tranquilo no grupo político e que Ciete é merecedora. A petista finalizou com a mensagem de que dará tudo certo.
A eleição da presidência da Câmara Municipal de Vereadores para o primeiro biênio de 2025 ganhou destaque, após o prefeito Zé Helder, MDB, comentar em entrevista à Rádio Cultura, na manhã do domingo, 13.
O gestor disse que a presidência da Casa Legislativa estará com o Partido dos Trabalhadores – PT, ao justificar que já existia um entendimento entre os partidos que compõem o grupo (MDB, PSD e PT) antes mesmo da eleição do dia 06 de outubro, em razão de pressões de autoridades dos partidos no estado de olho na eleição na majoritária.
“Nós fizemos reuniões e o que ficou alinhado foi que, antes de compor a chapa com o PSD, é que o MDB, nesse primeiro Biênio ficaria com a cabeça de chapa, Flavinho, MDB, o PSD ficaria com a vice e PT ficaria nesse primeiro biênio com a presidência da Câmara. Esse foi o acordo feito com os três partidos”, disse.
Em relação ao segundo biênio, Zé Helder disse que não foi definido a cabeça de chapa, mas que os partidos PSD e MDB podem se articularem para a composição da presidência.