A Polícia Federal de Juazeiro do NorteCE encerrou o inquérito sobre os perfis falsos (Perfis Fakes) na rede social Facebook nas eleições de 2020 e concluiu que não foi possível identificar responsáveis.
Na época, os perfis tinham como nomes "Sugiro Arantes Kifuja", "Carlos Sátiro", "Ailton Sousa", "Chico Marujo" e "Priscila Sales". As denúncias tinham como alvo Avelang Garcia e Antônio Arthur. Eles foram ouvidos.
As páginas falsas atuavam na defesa da coligação "A mudança continua" que tinha como candidato o prefeito Zé Helder, MDB, vencedor daquelas eleições.
Os perfis incidiam possível prática do crime eleitoral previsto no art. 324 do Código Eleitoral e tendo como vítimas os candidato a vereador Paulo Henrique Costa e a prefeito Capitão Horizonte.
Conforme o inquérito que a reportagem teve acesso, apesar dos esforços enviados e da colaboração do Facebook na preservação das contas solicitadas não restam nos autos elementos suficientes que apontem a autoria do delito ora em apuração.
O documento diz também “considerando que esta autoridade policial não vislumbra outras diligências a realizar notadamente em razão da proximidade do alcance do instituto da prescrição”. E que encerra as investigações submetendo os autos à apreciação ministerial e judicial.