A escola EEMTI Profa. Maria Afonsina Diniz Macêdo, em Várzea Alegre, obteve duas conquistas recentemente. A primeira, o crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 e a segunda, destaque no “Festival Alunos que Inspiram” da Crede-17, ambas as conquistam não têm relação.
As informações foram repassadas pela diretora Alice Gonçalves, ao jornalista Ivan Silva, da Rádio Cultura e Portal Várzea Alegre Agora, que comemorou as novidades.
A escola cresceu 0,4, ao saltar de 3,8 para 4,2 pontos. O comparativo é feito de 2021 a 2023. O resultado aponta como a única instituição estadual do município que obteve crescimento e destaca também uma sequência de bons resultados desde 2017.
A EEEP. Dr. José Iran Costa conquistou 5,5 pontos, ante 5,7 em 2021. A EEM José Correia Lima atingiu 3,9. Em 2021, a pontuação era de 3,8.
Os resultados foram divulgados na semana passada pelo o Ministro da Educação Camilo Santana. Ele informou que o Ceará tem o terceiro melhor Ideb, com 4,6, junto com Pernambuco.
O índice foi criado em 2007, e é um indicador sintético que relaciona as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, com as médias de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A análise desses dados, segundo o ministro Camilo Santana, permite que gestores aprimorem as políticas públicas de educação.
Sobre o Festival “Alunos que Inspiram”, a escola EMMTI Profa. Maria Afonsina foi vencedora na fase estadual na categoria música. A Instituição concorreu com a “Pcd Banda Autoral Educação Que Ensina Sonhar”, composta por Mateus Victor, Maria Estefany, Carlito Cavalcante, Vital Monteiro e Ana Roberta Mesquita. A premiação vai ocorrer dia 28 de agosto, em Fortaleza.