O Tribunal de Contas do Estado – TCE encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE, uma lista de gestores com contas rejeitas. A prática é comum no período de campanha.
Entre os nomes das pessoas de Várzea Alegre está o de Wandernaid Freire, ex-secretária de Educação e candidata a vice-prefeita na chapa comandada por Dra. Luciana Rolim, PSB. Elas duas formam a chapa “Trabalho humanizado com fé e liberdade”, e tem como líder João Eufrásio Nogueira.
Em uma nota publicada e enviada para a Rádio Cultura, o Partido Socialista Brasileiro – PSB, disse que embora o nome da candidata tenha figurado na lista, ela está apta para concorrer.
“Maria Wandernaid preenche todos os requisitos de elegibilidade, não havendo nenhum fator que a torne inelegível, portanto, permanece a candidata à vice-prefeita pela coligação”, disse.
A nota reforça que a situação diz respeito apenas à atecnias contábeis, sem imputação de débitos ou nota de improbidade e que a situação acerca da qual o respectivo recurso de revisão já fora apresentado para fins de aprovação da conta e suspensão da multa respectiva”, disse.
Wandernaid foi secretária de Educação no governo do seu irmão, Vanderlei Freire, de 2012 a 2016. Além dela, consta os nomes de Fernando Fernandes, Adriana Suaid, Alender Honório, Dakson Aquino, Lourival Alves e Raimundo Nonato.