O domingo, 28 de julho, em Várzea Alegre, foi marcado também pela aplicação de provas em seis escolas do município, do Concurso Público Municipal para vagas na Prefeitura e Câmara de Vereadores.
Os exames foram realizados nas escolas EEEP Dr. José Iran Costa, E.E.M. José Correia Lima, EEMTI. Profª Maria Afonsina Diniz Macêdo, EEF Dr. Dário Batista Moreno, EEIFM Dr. Pedro Sátiro e EEF Figueiredo Correia, nos turnos da manhã e tarde.
Segundo a Universidade Regional do Cariri – Urca, banca organizadora do certame, ao repórter Ivan Silva, a aplicação ocorreu de forma tranquila, sem grandes intercorrências e dentro dos horários estabelecidos.
Perguntado quanto à quantidade de pessoas para a realização das provas, o professor Alex da Urca, disse que o levantamento será divulgado durante a semana, mas que avalia bem o nível de participação dos inscritos.
As provas foram para os cargos de níveis Médio Comum, Médio, Técnico e Superior, sendo 40 questões do tipo múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas (A, B, C, D e E) para os primeiros e 55 questões para cargos de nível superior. Em relação aos conteúdos, Português, conhecimentos gerais e específicos, Didática e Legislação.
O concurso oferta 128 vagas sendo 113 delas para a Prefeitura Municipal e 15 para a Câmara Municipal de Vereadores, além de cadastro reserva. Foram inscritos aproximadamente 3.500 candidatos.
Para a aplicação das provas, os portões das escolas foram abertos às 8h para os inscritos da manhã e às 13h30 para os da tarde. As provas iniciaram às 9h e às 14h30, respectivamente.
Os locais de aplicação foram divulgados no cartão de identificação, que esteve disponível no sistema. Nesta segunda-feira, 29 de julho, serão divulgados os gabaritos preliminares das provas.
Nas redes sociais, o prefeito Zé Helder, MDB, desejou sorte aos participantes.
“Prevaleceu a transparência e a democracia”, disse.
As vagas
Segundo o edital, há vagas para as os cargos nas secretarias de Educação, Obras e Urbanismo, Saúde, Desenvolvimento Agrário e Econômico, Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho e Câmara Municipal. O maior salário é de R$ 5.243,06 para o cargo de Odontólogo.
O concurso é realizado em três fases, sendo a primeira: prova escrita e objetiva (caráter eliminatório), a segunda: prova didática para cargos de professor (caráter eliminatório) e última fase a prova de títulos para os cargos de nível superior (caráter classificatório).